Projeto cultural, com objetivo de inclusão social e cultural no agreste alagoano.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projeto Pedagógico - Aplauso no Agreste

PROJETO PEDAGÓGICO – Aplauso no Agreste


1. Aspectos
Espera-se que os jovens que passarem pelo Projeto Aplauso no Agreste aprendam a valorizar a memória, história da sua cidade e adquirira conhecimento da cultura de um modo geral. Sendo este o principal interesse dos jovens que participam do projeto e o nosso principal meio para a realização da transformação social, é indispensável que seja atingida uma performance de inclusão social e cultural seja ela manifestada pela técnica da informação, pela riqueza histórica de um determinado lugar, pela produção e divulgação desse trabalho diante da comunidade.

2. Aspectos Pedagógicos
O conhecimento desenvolve o intelecto, a atenção, a sensibilidade estética, além de incluir o aluno no meio cultural, atuando de forma complementar a sua formação escolar. A proposta educacional do projeto tem a função de “desenvolver a personalidade do jovem como um todo, de despertar e desenvolver faculdades indispensáveis ao profissional de qualquer área de atividade, como, por exemplo, as faculdades de comunicação, as faculdades de concentração (autodisciplina), o trabalho em equipe, ou seja, a subordinação dos interesses pessoais aos do grupo, as faculdades de discernimento, análise e síntese, desembaraço e autoconfiança, a redução do medo e da inibição causados por preconceitos, o desenvolvimento da criatividade, senso crítico, do senso de responsabilidade, da sensibilidade de valores qualitativos e da memória, principalmente, o desenvolvimento do processo de conscientização do todo, base essencial do raciocínio e da reflexão” (KOELLREUTTER, 1977).



3. Aspectos Sociais e culturais
O Projeto Aplauso no Agreste deverá proporcionar uma transformação social e cultural na medida em que procura complementar a formação do ser humano, para que este se torne um cidadão mais pleno, consciente de seus deveres e direitos, colaborativo, participativo e comunicativo. Procura proporcionar, também, um espaço de aprendizado não somente da cultura, mas de habilidades sociais de convivência e participação, valorizando o bom desempenho de cada aluno dentro do grupo e fazendo-o notar o seu valor, sua importância e sua função dentro deste.
O músico e educador Koellreutter diz: “Como um instrumento de libertação, a arte na nova sociedade se torna um meio indispensável de educação, oferecendo uma contribuição essencial à formação do ambiente humano” (KOELLREUTTER, 1977).

4. Inscrições

4.1 Pré-requisitos
Estar matriculado na rede pública de ensino. Ter autorização por escrito dos pais ou responsáveis para participação no projeto.



5. Conteúdo Programático
A história do local a ser visitado (cidade e Museu) e pontos históricos.
Os conteúdos serão ministrados pelo professor que terá um cronograma antecipado do local a ser visitado pelos alunos.
O conteúdo deverá ser organizado em três fases:
1) Informação do local a ser visitado para o professor da escola (história);
2) Uma redação pós visita tema livre para os alunos;
3) Debate em sala de aula com os alunos da experiência vivida;
4) Concurso de fotografia entre alunos.

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