Projeto cultural, com objetivo de inclusão social e cultural no agreste alagoano.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Como surgiu?

Surge com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes de baixa-renda de Palmeira dos Índios, município do interior alagoano, com cerca de 70 mil habitantes.
A iniciativa pretende incentivar e viabilizar o acesso de cerca de oito mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino municipal a eventos culturais do município e do estado de Alagoas, tais como: visitas monitoradas a monumentos históricos, exposições de obras de arte em museus e centros culturais, concertos musicais, espetáculos folclóricos, teatrais e de dança, dentre outras atividades culturais realizadas na região. Para isso, o projeto disponibilizará, gratuitamente, os ingressos dos eventos culturais aos respectivos estudantes, três ônibus por dia que farão o translado dos alunos nos períodos da manhã, tarde e noite, respeitando o horário das aulas e dos eventos.
Aplauso no Agreste tem como foco principal a inclusão sociocultural. O projeto prevê a inclusão sociocultural de jovens estudantes da rede pública de ensino de Palmeira dos Índios, no Agreste Alagoano, por meio do acesso a eventos culturais da região.

Além de viabilizar gratuitamente o acesso a atividades culturais como: visitas monitoradas a monumentos históricos, exposições de obras de arte em museus e centros culturais, concertos musicais, espetáculos folclóricos, teatrais e de dança, dentre outras, o projeto tem o intuito de contribuir para a valorização da memória, história e cultura da cidade.

A formação de monitores locais que acompanharão as atividades junto aos jovens e os debates e discussões que serão gerados em sala de aula após as visitas culturais deverão proporcionar uma transformação social e cultural nos participantes à medida que complementa a formação desses cidadãos.

Por meio do espaço de aprendizado que será proporcionado pelo projeto, os jovens participantes também serão incentivados a desenvolver habilidades sociais de convivência e participação. O reconhecimento do bom desempenho do jovem dentro do grupo ajuda-o a notar seu valor, sua importância e sua função na sociedade.

Formação acerca da cultura e história de Palmeira dos Índios bem como aspectos culturais em geral, a fim de que estejam preparados para acompanhar os jovens nas atividades culturais e também mediar os debates que acontecerão após as visitas em sala de aula, multiplicando o conhecimento adquirido na formação e também incentivando os jovens a se envolverem no novo mundo que passam a conhecer e fazer parte.

Espera-se que os jovens que passam pelo Projeto Aplauso no Agreste aprendam a valorizar a memória, história da sua cidade e adquirira conhecimento da cultura de um modo geral. Sendo este o principal interesse dos jovens que participam do projeto e o nosso principal meio para a realização da transformação social, é indispensável que seja atingida uma performance de inclusão social e cultural seja ela manifestada pela técnica da informação, pela riqueza histórica de um determinado lugar, pela produção e divulgação desse trabalho diante da comunidade.

O Projeto Aplauso no Agreste deverá proporcionar uma transformação social e cultural na medida em que procura complementar a formação do ser humano, para que este se torne um cidadão mais pleno, consciente de seus deveres e direitos, colaborativo, participativo e comunicativo. Procura proporcionar, também, um espaço de aprendizado não somente da cultura, mas de habilidades sociais de convivência e participação, valorizando o bom desempenho de cada aluno dentro do grupo e fazendo-o notar o seu valor, sua importância e sua função dentro deste.
O músico e educador Koellreutter diz: “Como um instrumento de libertação, a arte na nova sociedade se torna um meio indispensável de educação, oferecendo uma contribuição essencial à formação do ambiente humano” (KOELLREUTTER, 1977).

Nenhum comentário:

Postar um comentário