Projeto cultural, com objetivo de inclusão social e cultural no agreste alagoano.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Equipamentos Culturais de Alagoas


Os espaços culturais abaixo já foram visitados e informados sobre o projeto Aplauso no Agreste, demonstrando grande interesse em colaborar com o mesmo.

Aplauso no Agreste levará os estudantes de baixa-renda de Palmeira dos Índios e da capital, Maceió aos espetáculos artísticos, exposições e eventos culturais em geral, realizados pelos diversos equipamentos culturais alagoanos.

Na capital, Maceió, onde se concentram os principais monumentos e igrejas do estado, destacam-se: o Museu Théo Brandão considerado a maior referência da Cultura Popular Alagoana, dispõe de fotografias, folhetos de cordel e livros, além de objetos da cultura brasileira; o Teatro Deodoro também chamado de “Das Princesas”, é palco de espetáculos culturais desde 1898; o Museu Pierre Chalita que guarda cerca de três mil peças entre pinturas, desenhos, pratarias, estatuário, mobiliário e quadros dos séculos XVII, XVIII e XIX. No sótão estão quadros de pintores brasileiros modernos, como Tarsila do Amaral; o Museu da Imagem e Som de Alagoas (MISA) – dispõe de dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artísticos do Estado de Alagoas, registrados em fotografias, fitas cassete e fitas de vídeo, discos antigos, além de exibir uma coleção de objetos doados, rádios e máquinas fotográficas; a Fundação Teotônio Vilela promotora de espetáculos de grupos artísticos e show musicais, além de expor fotos e arquivos de Teotônio Vilela; a Igreja de Nossa Senhora do Livramento – com arquitetura neoclássica, guarda em seu interior uma bela pintura de Imaculada Conceição. Do lado de fora, as atrações são as doceiras, com tabuleiros repletos de pés-de-moleque, broas de milho e bolos de macaxeira; e o Museu de Arte Brasileira que tem em seu acervo uma das maiores coleções de pintura nordestina do Brasil, reunindo obras de artistas alagoanos, sergipanos, paraibanos, pernambucanos e cearenses. O espaço abriga ainda oficinas de pintura, exposições e eventos culturais.

O circuito cultural alagoano também se estende ao município Palmeira dos Índios, com o Museu Xucurus, que guarda rico acervo de peças religiosas, indígenas, da época da escravidão; a Casa Museu Graciliano Ramos, que reúne vestuários, livros, documentos e trabalhos diversos do escritor; a Biblioteca da Estação; a Catedral do vilarejo; e o Cristo de Goiti. Também se destacam os municípios Marechal Deodoro, com um rico museu homônimo à cidade, e Penedo, com o rico Centro Histórico Municipal de Penedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário