Projeto cultural, com objetivo de inclusão social e cultural no agreste alagoano.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Uma Bela Iniciativa

O Olhar Brasil tem como missão apoiar a produção audiovisual independente, favorecendo a formação e o aprimoramento de técnicos e realizadores. Também visa formar e consolidar parcerias para o desenvolvimento da atividade audiovisual nas diversas regiões do país, através do funcionamento dos NPDs, Núcleos de Produção Digital.

acre-gravacao-yube-aldeia-jacobina-3imagem-041

Histórico

No ano de 2005 a Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura lançou o edital Olhar Brasil. Em 2006, os convênios foram firmados, com repasses de recursos para a efetivação das ações de formação em cada NPD, e a cessão de equipamentos, uma plataforma de alta definição para captação e edição de imagens e sons.

Atualmente, os NPDs estão implantados em diversos Estados. A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura tem a perspectiva do programa se fazer presente em todas as Unidades Federativas até final de 2010.

Resultados

Há níveis distintos de impacto da ação dos NPDs em cada estado. Enquanto há lugares em que o Núcleo configura-se como mais uma ação de apoio e fomento à produção audiovisual, em outros estados, o NPD é a primeira intervenção pública planejada para o setor.

Os resultados são a execução de diversos cursos e oficinas; vídeos produzidos com o apoio direto e/ou através da cessão de equipamentos. Em cada lugar, os NPDs concorrem para o surgimento de novos talentos, com mais e melhores produtos audiovisuais.

Os avanços também podem ser percebidos na medida em que as comissões Gestoras em cada NPD estão unidas em torno de uma intervenção planejada para o setor audiovisual local. O Olhar Brasil assinala um novo momento no fomento à produção audiovisual pelas parcerias que se estabelecem entre governos, TVs públicas, produção independente e instituições sociais, numa convergência de esforços para o desenvolvimento do audiovisual, nas diversas regiões do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário