Projeto cultural, com objetivo de inclusão social e cultural no agreste alagoano.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cultura

Assim, quando uma sociedade se comprometer com a valorização de sua cultura e identidade, passando a reconhecer sua história coletiva como instrumento para o enfrentamento dos problemas compartilhados socialmente, a cultura será peça chave para se buscar alternativas que promovam o desenvolvimento local.

Cultura e desenvolvimento Como relembra Arocena, em seu livro El desarrollo local: un desafio contemporáneo, as diferenças de idade, etnia, nacionalidade ou religião devem ser consideradas quando se trata do desenvolvimento humano.

O conjunto da sociedade - representada por agentes governamentais e não-governamentais, agências de fomento e órgãos internacionais, entre outros - está se tornando mais consciente das diversidades sócio-culturais e da existência de uma sociedade mais complexa e multicultural.

A cultura prepara melhor o cidadão e, ao fazer isso, está colaborando, evidentemente, para preparar o indivíduo para ele ter melhores condições de vida, em qualquer circunstância. Tudo que se faz hoje para promover o conhecimento tem reflexos imediatos na possibilidade de melhorar as condições de vida. É um instrumento do cidadão. Um homem, para uso pleno da cidadania, precisa de tecnologias elementares, a inclusão digital, por exemplo.

A primeira coisa é a transferência do conhecimento em si. Você precisa dar a todos o mínimo de conhecimento, porque isso possibilita um melhor entendimento do mundo em que o indivíduo vive. Dar a possibilidade de o indivíduo fazer escolhas, porque muitas vezes o indivíduo não muda de vida por não ter conhecimento, ele ignora as coisas. Então, à medida que você dispõe de conhecimento, possibilita que ele tenha acesso a novas visões, novas coisas, novos ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário