Projeto cultural, com objetivo de inclusão social e cultural no agreste alagoano.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conheça o Projeto Aplauso no Agreste!


Num país com a extraordinária diversidade cultural do Brasil, projeto "Aplauso no Agreste" tem por objetivo auscultar as diferentes expressões culturais do Nordeste.
Aplauso no Agreste tem como prioridade e objetivo realizar um amplo processo de inclusão cultural, garantindo, de forma progressiva, o acesso de toda a cidadania à produção e fruição cultural, bem como a livre circulação de idéias e de formas de expressão artística.
A memória, o patrimônio imaterial que lhe dá fisionomia, que a perpetua e alimenta a criação de novas representações no artesanato, no cordel, na literatura, nos repentistas, nas técnicas artesanais, na dança, no folclore, na música, nas festividades religiosas, na arquitetura, lida, em uma palavra com a alma do povo. É possível dizer que se o desenvolvimento econômico expresso o bem-estar material de uma nação, é o desenvolvimento cultural que define a sua qualidade.
Está expresso nesse texto o compromisso do projeto como o direito básico do cidadão, como um direito republicano tão importante como o direito ao voto, à moradia digna, à saúde, à educação, à aposentadoria: a transmissão dos seus valores ensinados e aprendidos ao longo da história.
A valorização da cultura regional é um elemento fundamental do projeto no resgate da identidade do país. É preciso, pois, abrir espaço para a expressão de nossas peculiaridades culturais, sem que isso se confunda com um nacionalismo estreito, mas sim articulado e aberto às culturas. Trata-se, na linha de nossa melhor tradição cultural nordestina, de resgatar os traços peculiares de nossa identidade em formas de expressão de cunho universal, isto é, em diálogo aberto com todo mundo.
Aplauso no Agreste tem como foco principal a inclusão cultural, social, educacional e o regaste da cultura nordestina. O projeto prevê a inclusão de crianças, adolescentes, jovens, como também, da população de modo geral de Palmeira dos Índios, povoados, cidades circunvizinhas no Agreste Alagoano, por meio do acesso a eventos culturais da região.
Na construção da cidadania, à cultura desempenha o importante papel de fortalecer a auto-estima e o sentimento de pertencimento do indivíduo em seu grupo, sua comunidade, sua cidade. Nesse sentido, pelo caminho do acesso à cultura, o projeto Aplauso do Agreste! Surge com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças, adolescentes e jovens de baixa-renda de Palmeira dos Índios, município do interior alagoano.
A iniciativa pretende incentivar e viabilizar o acesso de crianças, adolescentes, jovens da rede pública de ensino municipal e superior a eventos culturais do município e do Estado de Alagoas, tais como: visitas monitoradas aos monumentos históricos, festas populares e religiosas, exposições de obras dos artesãos, centros culturais, concertos musicais de rabequeiros, espetáculos folclóricos, teatrais, dança e atividades culturais criadas e realizadas pelos participantes do projeto com intuito de fortalecer a cultura local ex.: (Pastorinhas, Festa de Reis, Toré, Coral das Lavadeiras do Rio Paraíba – AL, Rabequeiros, Bacamarteiros, Literatura de Cordel, Repentistas) entre outras.
Somos mestiços. Não apenas etnicamente mestiços. Somos culturalmente mestiços. Dançando o Aruanã sob a lua; rezando numa capela de Nossa Senhora Chestokova; curvadas sobre a almofada da renda de bilros; trocando objetos e valores no Moitará; depositando votos aos pés dos nossos santos; sambando na avenida; contemplando a pedra barroca tocada pela eternidade do Aleijadinho; dobrando a gaita numa noite de frio, no sul; tocados pela décima corda da viola sertaneja; possuídos pelo frevo e o maracatu nas ladeiras de Olinda e Recife; atados à corda do Círio de Nazaré; o coração de tambores percutindo nas ruas do Pelourinho ou no sapateado do cateretê; girando a cor e a vertigem do Boi de Parintins e de São Luiz. Somos irremediavelmente mestiços.
Aplauso no Agreste lida com Cultura, sendo assim, lidamos com valores simbólicos, materiais e imateriais. Numa sociedade como a nossa, que vive uma profunda crise de valores, esse, sem dúvida, será um campo em que podemos marcar as profundas diferenças que mantemos com as propostas conservadoras.
Além de promover a cidadania pelo caminho da cultura em Alagoas, segundo estado brasileiro com o menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Aplauso no Agreste! Contribui com a descentralização de investimentos no setor cultural e a democratização do acesso à cultura – bandeira atualmente levantada pelo Ministério da Cultura com a proposta de reforma da Lei de fomento e incentivo à cultura – Lei Rouanet, diante da concentração de captação de recursos no eixo Rio - São Paulo e no Sul do país.
Na construção da cidadania, a cultura desempenha o importante papel de fortalecer a auto-estima e o sentimento de pertencimento do indivíduo em seu grupo, sua comunidade, sua cidade. Nesse sentido, pelo caminho do acesso à cultura, o projeto Aplauso do Agreste! Surge com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes de baixa-renda de Palmeira dos Índios, município do interior alagoano, com cerca de 70 mil habitantes.
A iniciativa pretende incentivar e viabilizar o acesso de cerca de oito mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino municipal a eventos culturais do município e do estado de Alagoas, tais como: visitas monitoradas a monumentos históricos, exposições de obras de arte em museus e centros culturais, concertos musicais, espetáculos folclóricos, teatrais e de dança, dentre outras atividades culturais realizadas na região.
Além de promover a cidadania pelo caminho da cultura em Alagoas, segundo estado brasileiro com o menor índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Aplauso no Agreste! Contribui com a descentralização de investimentos no setor cultural e a democratização do acesso à cultura – bandeira atualmente levantada pelo Ministério da Cultura com a proposta de reforma da Lei de fomento e incentivo à cultura – Lei Rouanet, diante da concentração de captação de recursos no eixo Rio - São Paulo e no Sul do país. 

Equipe:

Coordenador na área social: Felipe Leonardo B.Farias
Assessoria de Imprensa: Sara Couto
Assessor Cultural: Fábio Elias
Consultora de Captação: Juliana Barrena
Consultoria Financeira: Maria Edileuza